terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ah, se eu fosse Marinheiro!!!!






Sabem, no meu dicionário poético, marinheiro tem a seguinte definição:Ser Humano, desprovido de apego, viajante do mundo (interior e exterior), descobridor de mares inabitáveis, de detalhes mínimos, de culturas diversas e de pessoas únicas. Dotado de vários amores ao longo da vida, e de uma capacidade quase mutante de recriar-se dia após dia.

Indivíduo que trabalha somente com as virtudes das milhares de porções de terra cercadas de água por todos os lados, ou para os mais românticos, os milhares de pedaços de carne cercados de artérias por todos os lados.

Criatura mágica, que acorda todos os dias repetindo incansavelmente o mantra: DESBRAVAR, CONHECER E PERMITIR-SE. Desbravar, deixando-se fluir para descobrir as vontades da Lua e os caprichos do Sol. Conhecer, transmitindo um pouco de si e ganhando em troca 10 vezes mais. Permitir-se, doando-se para a vida e deixando o futuro a cargo do destino.

Sejamos todo dia um pouco marinheiros meus caros!!! Ergam as âncoras, remem forte, bem forte, pois as correntezas diárias podem ser devastadoras.Com bênçãos de ternura e sem bússolas,desejo que os vossos barcos sigam a placidez do horizonte, colecionando céus estrelados e dias de verão.

E mais tardar quando Deus desejar, ancorem em um porto qualquer, distribuindo CORAGEM E DESAPEGO, para que a amargura, a descrença e o apego de algumas pessoas não tornem-as mortas em vida.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Feito de Graça




Ando avessamente crescida sabe? Doer e doar. O Coração virou mar das próprias limitações .A gente fica adulto demais às vezes, trocamos lindos diálogos com bolhas de sabão, por horas engarrafadas...de carros, de amores, de sentimentos. Tudo transitando no vácuo.

Que a serenidade seja o limite do ego e que me envolva num hipnótico efeito de fé, exorcizando todas as minhas certezas.

Perdoo tudo por uma incontrolável vontade de ser leve. Obrigada meu Deus pela graça, essa mesma encontrada “tão de graça.”

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Raízes da Moral!




Hoje, na aula de ética, deparei-me com a seguinte questão: Até onde vai a ética nas relações humanas e na relação cliente/advogado? Seria a ética mãe da moral ou vice versa?

Quem dera a vida e os conceitos fossem lineares assim. Vivemos em processo de lapidação, imersos na era da cegueira moral, da perda da consciência de humanidade. Lucidez mascarada! Todos nós (me incluo na afirmação), assistindo aos noticiários e vendo atrocidades cometidas por criminosos (estupro, homicídios torpes, pedófilos) , julgamos os defensores dos mesmos como antiéticos e imorais.

Creio que cabe ao advogado, firmado em princípios éticos, escolher defender alguém ou não.Escolhendo defender, que não ultrapasse os limites do bom senso comum, direcionando respostas, mascarando verdades, procurando brechas na lei para libertar o acusado.

A educação de valores éticos é em si mesma, um Direito Humano. Talvez haja muita acidez na vida de patronato, contudo a ampla defesa e o contraditório devem ser assegurados. Advogar requer responsabilidade e competência para o exercício sublime das funções.Defender um “criminoso”, não significa ratificar ou concordar com o ato que o mesmo cometeu .Também não basta uma aceitação superficial dos direitos constitucionais assegurados por eles. Nós seres humanos, estudantes de direito precisamos compreender que não se trata de mais um marginal social, e sim de um ser passível de recuperação ou ressocialização, com possibilidade de que sua pena seja atenuada, de que as aberrações jurídicas em seu processo sejam sanadas, que atos arbitrários contra o mesmo sejam passiveis de defesa.


Sei que aos vinte e três anos de idade o mundo não é meu e não posso moldá-lo ao meu gosto. Proponho então um compromisso com a verdade, isso não quer dizer pré-julgamentos. Antes de vítimas da mídia sejamos profissionais, desses que defendem o direito constitucional de liberdade e não dos que compactuam com o criminoso. É como se um animal demarcasse um terreno, a sua ética deve andar junto com você, chegar antes nos lugares onde você entrar, assim as ofertas imorais, os desvios de conduta não te afetarão, os que ali posteriormente pisarem saberão que naquele terreno só germinarão plantas enraizadas de preceitos morais.